De onde surgiu o termo "SPAM"?

No mundo dos computadores, Spam é a palavra utilizada para nomear as mensagens enviadas para vários destinatários, não-solicitadas e muitas vezes indesejadas. Esse tipo de e-mail geralmente tem fins publicitários, embora possa assumir a forma de correntes, piadas, abaixo-assinados, ou seja, qualquer tipo de mensagem incômoda. Mas qual a origem desse termo?

Existem várias versões. Uma delas refere-se a um tipo de carne de porco enlatada produzida pela Hormel Foods Corporation. O produto, chamado SPAM devido à abreviação de "Spiced Ham", era um dos poucos alimentos permitidos no racionamento ocorrido na Inglaterra, ao longo da Segunda Guerra Mundial. A partir disso, os humoristas ingleses do Monty Phyton fizeram referência a esse fato em um de seus quadros, nos anos setenta. A situação era a seguinte: um grupo de vikings presente em um restaurante gritava a palavra SPAM incessantemente. Tal contexto havia surgido devido à constante pronúncia da palavra pela garçonete do lugar, que respondia à pergunta feita por um casal sobre a quantidade de SPAM nos pratos. A gritaria tornava o ambiente confuso e insuportável, impossibilitando qualquer conversa. A associação com o mundo digital aconteceu nos primeiros anos da Internet, quando alguém resolveu enviar uma mensagem publicitária para alguns chats, dentro de um grupo de discussão, atrapalhando a conversa das pessoas. A partir daí, o termo se popularizou.

As outras versões são possíveis interpretações para a sigla SPAM, como "Sending and Posting Advertisement in Mass" (enviar e postar publicidade em massa), "Shit Posing as Mail" (bobagem se passando por correspondência) e "Single Post to All Messageboards" (mensagem única para todos os fóruns de discussão).

Seja lá qual for a versão correta ou a explicação que faça mais sentido, o fato é que as mensagens chamadas SPAM são um verdadeiro incômodo. Para solucionar esse problema, os nossos servidores possuem sistemas de anti-spam que bloqueiam a maior parte das mensagens indevidas e que utilizam as técnicas de proteção mais modernas do mercado. Assim, você e sua empresa podem se livrar desse mal virtual que apenas serve, na maioria das vezes, para atrapalhar o bom andamento de seus negócios.

  • 16 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Related Articles

O que é Spam?

A palavra spam designa, de modo geral, uma mensagem enviada para vários destinatários,...

Regras de Mensagens - Configurando e Bloqueando Spam no Outlook Express 6

Quanto mais você utiliza a Internet, maior é o número de pessoas, empresas e sites da...